Faculdade inicia sequência de palestras gratuitas sobre ‘Setembro Amarelo’ que aborda a depressão


 Imagem: ANS/GOV


 Quebrar o mito de que a depressão é apenas uma tristeza ou falta de fé, como se costuma dizer, passa por entender como ocorrem as alterações biológicas e emocionais e pela identificação dos sintomas e de como é possível tratá-los. Pensando nisso, a série de palestras “Precisamos falar sobre...” traz, esta semana, o tema “Depressão”, dentro da programação de palestras online da faculdade Martha Falcão para a campanha Setembro Amarelo.  

O segundo evento online acontece nesta quarta-feira, 23.09.20, às 18h com link aberto para quem fizer inscrição por meio do link http://bit.ly/SetembroAmareloFMF. A participação é gratuita e garante certificado de horas complementares. 

“A depressão é uma alteração no humor, no nosso tônus emocional, nas formas como a gente pensa, sente e age. Alguns neurotransmissores como dopamina e serotonina ficam em falta, o corpo reage com menos energia e isso reflete no comportamento da pessoa, comprometendo as relações sociais, sexuais, a higiene e conforme vai se agravando, a companhia das pessoas passa a não ser interessante”, afirma a psicóloga Raquel Rodrigues, especialista em inteligência emocional. 

Durante o evento, ela pretende desmistificar esse tipo de estereótipo. “Pode variar muito na alternância de comportamentos como de muito triste para muito alegre, isone ou muito sono, falta de apetite e muita fome. Vou apresentar como identificar esses momentos e como saber que eles estão fora da normalidade. A minha proposta enquanto pessoa que estuda as emoções é propor que as pessoas se conheçam cada vez mais, mas também será uma oportunidade de aprender a escuta ativa e empática para prestar atenção nesses sinais no outro e direcionar para alguns caminhos, redes de apoio e atividades benéficas”, afirma.

Palestras seqüenciais

No primeiro evento, no último dia 16.09, a psicóloga Patrícia Karolina abordou o tema da “.Ansiedade”, à luz da abordagem cognitivo comportamental, tratando sobre diferença entre ansiedade normal e transtorno de ansiedade e como identificar a doença através dos sintomas e formas de controlar a ansiedade. 

Já no dia 30.09, o psicólogo da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), André Braule, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), abordará o tema “Precisamos falar sobre suicídio”. 

Para participar de todos os eventos, basta realizar uma inscrição. A participação nos eventos dá direito a certificado com horas complementares.



SERVIÇO 

O QUÊ: Programação Setembro Amarelo – Faculdade Martha Falcão

QUANDO: Dias 16, 23 e 30 de setembro

HORÁRIO: 18h

INSCRIÇÕES GRATUITAS: http://bit.ly/SetembroAmareloFMF

Postar um comentário

0 Comentários