UBSs Mansour Bulbol e Vila da Prata participam da “Semana de Segurança do Paciente”



Atividades são realizadas pela Way Gestão em Saúde, que já desenvolve projetos em ambas as unidades

A Way Gestão em Saúde está promovendo a “Semana de Segurança do Paciente”, que inclui uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde Mansour Bulbol e Vila da Prata, onde a empresa já desenvolve projetos com esta temática. Os trabalhos da Semana começaram nesta segunda-feira (14) e vão até a sexta (18). 

Este período específico foi escolhido porque no dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Os funcionários das UBSs estão participando de palestras sobre protocolos básicos de segurança do paciente, PGRSS, gerenciamento de riscos, comunicação efetiva e muito mais. 

De acordo com o médico, especialista em gestão em saúde e sócio-proprietário da Way, Franco Carneiro, a ação da empresa se faz ainda mais necessária no momento de crise sanitária vivido pelo mundo inteiro.



“Essa data comemorativa tem como objetivo fomentar as discussões envolvendo as metas internacionais para segurança do paciente e os programas de qualidade nas instituições de saúde. A Way, no projeto de construção do programa de qualidade em duas UBSs de Manaus, realizará uma comemoração que inclui diversas ações para disseminar a cultura da qualidade dentro dessas unidades, com o tema ‘O cuidado está em suas mãos’. Em tempos de pandemia, fortalecer tais princípios torna-se ainda mais relevante para as unidades de saúde, mas para o sistema como um todo”, disse.


Ele explica ainda que as atividades são uma forma de consolidar os projetos já desenvolvidos nas unidades, que atendem ao público gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (Sus).


“Serão várias atividades durante a semana, envolvendo todos os colaboradores, com o objetivo de fortalecer os conceitos que envolvem as metas internacionais para segurança do paciente. Desta maneira, queremos contribuir para a consolidação dos programas de qualidade nessas unidades, agregando conhecimento e promovendo engajamento das equipes de saúde”, completou.


Para a odontóloga Dávila Lisboa, a ação evidencia a necessidade de se preocupar também com a segurança do paciente.


“Eu achei que foi de grande valia participar da Semana de Segurança do Paciente, porque nós, profissionais, muitas vezes nos preocupamos mais com a nossa segurança, por estarmos num ambiente de risco. Mas o paciente também está passível de risco, e trazer essa consciência para o profissional é muito importante”, disse.


Já o técnico de enfermagem, Washington Pereira Junior, a Semana de Segurança do Paciente é uma ótima oportunidade para atualização de conhecimentos, essencial no processo de aperfeiçoamento do trabalho.


“Quem trabalha com saúde sabe o quanto é importante adquirir novos conhecimentos e atualizar os que já possuímos. Existem coisas no nosso dia a dia que precisam realmente de mudança, e é só com informação que podemos dar um atendimento com ainda mais qualidade para a população”, concluiu. 


A primeira UBS a ser visitada é a Mansour Bulbol, onde as atividades começaram nesta segunda e se encerram nesta terça. Já a UBS Vila da Prata receberá a Way nos dias 17 e 18. Todos os participantes estão recebendo certificado.

Postar um comentário

0 Comentários